Prudentópolis é conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes” por causa de suas inúmeras quedas d'água, muitas delas com mais de 100 metros de altura. Além dessas belezas naturais, há museus e igrejas que contam a história dos primeiros imigrantes, que nos fazem sentir na própria Ucrânia.
Os aventureiros encontram em Prudentópolis trilhas imperdíveis que levam até picos e cachoeiras espetaculares. O Ecoturismo em meio a mata conta com formações rochosas e belas surpresas no caminho. Trilhas de bike também atraem muitos visitantes. Atividades de aventura como rapel, tirolesa, escalada, passeios de barco e truck tur também estão disponíveis para serem realizadas com guias turísticos a agências locais.
Uma das melhores maneiras de conhecer a cultura de um povo é através da comida e, em Prudentópolis, você pode experimentar os sabores tradicionais da cozinha ucraniana. A cracóvia, produto típico da cidade, é um embutido de carne de porco nobre e defumada. Além dela, há também o borsch, o varéneke, o holubtsi, o kutiá e diversas outras delícias da culinária ucraniana e de outras regiões.
Conhecida como a “Pequena Ucrânia no Brasil” a cultura ucraniana é viva em Prudentópolis. A cidade tem 70% de descendentes e é a maior colônia no Brasil. Idioma, vestuário, comidas e tradições impressionam os visitantes. A cidade tem dois importantes espaços que contam os fatos da cultura ucraniana que são o Museu do Milênio e o Museu das Irmãs Servas da Imaculada.
Conhecida como “Capital da Oração” a cidade tem mais de 100 igrejas, muitas em estilo bizantino, com cúpula abobadada e outras características únicas. Uma das mais conhecidas é a Igreja São Josafat, construída entre 1925 e 1928 e tombada pelo patrimônio histórico do Paraná. A igreja possui cinco abóbodas, quatro delas representam os braços da cruz. No templo é possível apreciar a decoração artística, tendo como destaque o iconostase, uma coletânea de ícones que representam a história da salvação.